Salve, salve pessoal!!! Tem muita gente que diz assim: Quer dizer que eu me formei, sou graduado e já posso abrir meu próprio negócio???

Será que você não está esquecendo ou nem sabia de um atributo essencial para isso, que é a Gestão???

Então, nesta série que eu estou produzindo sobre o tema geral “Melhore sua performance como prestador de serviços” tem dois palavras que são essenciais: Técnico e Gestor. É que quando saímos da faculdade somos totalmente preparados ou deveríamos estar preparados para área que escolhemos. Por exemplo, se escolhemos a fisioterapia, educação física, nutrição, arquitetura, contábeis, entre outras, deveríamos estar preparados para elas. Até saímos com todas as técnicas pra atuarmos nestas áreas. Contudo, é preciso desenvolver outras competências, principalmente, na área de Gestão.

E será que além da graduação, uma especialização ou MBA já resolvem??? Eu diria que não necessariamente. Certamente ajudam, mas não é uma regra ou condição.

Será preciso desenvolver um olhar para o mercado, pois, além de realizar atividade técnica, você precisará gerenciar todo o seu negócio seja ele na área de pessoas, financeiro, administrativo, contábeis, enfim.

Você vai precisar saber fazer tudo operacionalmente???

Não.

Você vai precisar no mínimo entender como as áreas funcionam para que possa gerar um melhor resultado. E ter também uma visão sistemática. O que é isso???

Pensar o antes, o durante e o depois.

Para cada área citada você pode ter profissionais para auxiliá-lo. Mas se liga, é bom ter um pouco de conhecimento de cada uma delas.

E se você continuar com dificuldades, porque não entende do seu negócio ou está ainda começando??? É hora de contar com o trabalho de uma consultoria em Gestão, que auxiliará diretamente em seu negócio.

Espero que eu tenha disso claro no que diz respeito a necessidade de se desenvolver uma prática de gestão além da competência técnica.

Se tiver alguma dúvida, comenta aqui em baixo.  E continua me seguindo nas redes sociais.