Salve Salve pessoal
Vocês já perceberam que existem empreendedores que tem uma grande dificuldade para tirar férias??
Eu já fui um desses, ainda quando eu tinha um emprego no setor industrial.  À época, tinha na minha cabeça que não poderia tirar férias, que aquele dinheiro gasto com lazer eu poderia trocar o carro, comprar jogos, investir em games…. Isso aconteceu comigo há dez anos.
Daí, quando eu comecei a minha mudança de percepção de que eu não tinha e nem queria um emprego, mas sim um trabalho, quando eu comecei a empreender mesmo sendo um empregado, ou seja sem ser um simples funcionário as coisas mudaram.
Até então minha cabeça era igual a de muita gente, de que estava precisando juntar, juntar, juntar e gastar com coisas materiais, mas sem investir na minha pessoa como empreendedora.

Foi quando eu me vi que após 6 anos de trabalho e sem férias, percebi que existia algo errado. Minha mente continuava acelerada e a minha produção já não era a mesma. Eu trabalhava muito e produzia pouco. Afinal, o que estava faltando?

Faltava descanso, des-can-so.

Todo empreendedor precisa ter o seu momento de descanso, curtir a família, conhecer novos lugares. Isso tudo sem se preocupar com o que aquilo vai lhe trazer de retorno ou ‘prejuízos’. É preciso se desconectar um pouco.

Vivemos em mundo muito acelerado. É imprescindível dar algumas pausas pontuais para que você possa se ver no meio do furacão.

Você concorda com isso?

Espero que sim . E pode até vir à vente uma conclusão: É muito fácil você dizer quando tem um emprego, imagina sendo um empreendedor?

Tem gente que acha que não consegue se ausentar por alguns instantes do negócio, tal como passar 30 dias fora da empresa, não é mesmo?!

Está aí dois grandes fatores decisivos para as suas férias!

Primeiro: Não precisam ser 30 dias. Na minha rotina de descanso, anualmente eu programo quatro viagens por ano que duram uma semana cada uma. Sendo assim, eu consigo ter uma folga com a minha esposa para curtimos esse momento. Na última vez que fiz isso, viajei inclusive a minha sogra. Você deve tá pensando. “Cê é louco, levar a sogra e o sogro para uma viagem?? Pois eu achei maravilhoso. Ver como eles se divertiam  e se viam em cada momento foi muito legal. Mas, é preciso ter uma atenção: não dá pra viajar sempre com a família toda, é preciso pensar em momentos sozinhos também. É só uma questão de equilíbrio.

Ah lembra que eu falei que eram dois fatores??

Então, vamos para o segundo deles. Para você sair de férias é necessário que o seu negócio esteja organizado, mas, não precisa estar perfeito. Eu falei organizado. O que isso significa?

  • Planeje com antecedência: Se você deseja tirar férias, programe o seu ano antecipadamente, reservando já na sua agenda o período desejado. Não deixei pra última hora. Por exemplo: como estamos já no mês de julho, você deve reservar um espaço na sua agenda até julho do ano seguinte. Com isso você consegue melhores preços de passagens, reservas de hotel… Se você faz isso, ganha crédito e sai na frente;

 

  • Crie processos internos e sucessores para que a sua empresa consiga andar sem a sua presença. Lembre-se do texto do blog anterior É preciso delegar funções, se você centralizar tudo se tornará escravo do seu próprio negócio.Se você não tiver equipe e for “EUQUIPE” programe na sua agenda para que naquele período você esteja ausente junto aos seus clientes e parceiros. Existem diversas formas de automação para atividades operacionais, desde a cobrança a clientes ao atendimento personalizado com chats. Seu cliente não ficará desassistido.

 

  • Se você mesmo assim não conseguir tirar 7 dias de férias, devido aos valores da altas temporadas você pode aproveitar os feriadões. Ah! Vai me dizer que o Brasil não tem feriado rsrsrs. É o que mais tem e é uma forma de você também aproveitar para tirar um bom descanso. Eu prefiro viajar fora das chamadas altas temporadas pois os preços dos hotéis e investimento em geral é bem mais baixo.

É possível SIM você tirar férias, mesmo que não seja no formato tradicional. É até chato passar 30 dias seguidos de folga. Aproveite as brechas e se planeje antecipadamente.

Quando o seu negócio possuir realmente uma gestão simplificada tudo estará ao seu alcance.

Ah, se você ficou como alguma dúvida de como fazer isso, fala comigo através do chat. Vamos construir juntos a sua Gestão 🙂 e te dar férias rapidinho, com lucratividade.

Vamos mais além!

Se você deseja ter mais conquistas para o seu negócio com lucratividade. Eu posso te ajudar nesse desejo. Se você perceber eu tenho um mix de soluções para você, independente do momento em que você esteja. Você pode contar comigo.

Clica na Imagem que eu te levo até lá 🙂