No mundo corporativo e do empreendedorismo gerenciar é algo essencial para que haja resultados e crescimentos. Aprenda com três ferramentas que vão contribuir com sua vida.

Gestão é um tema de trabalho bem interessante e importante para todo e qualquer negócio. Mas o que é gestão? É tudo aquilo que é gerenciado, que se tem uma visão ampla de um negócio, que pode ser administrado. Existem três ferramentas essenciais neste processo que vão te ajudar a compreender melhor: Projeto Empresarial ou Profissional, Planejamento Estratégico e Plano de Negócios.

Primeiro eu vou falar sobre Projeto Empresarial ou Projeto Profissional. Se for empresarial, no caso direcionado para a empresa e se for profissional, para o indivíduo. Beleza?

Existem três coisas diferentes entre essas opções. O Projeto Empresarial é contemplado basicamente em duas fases: O que você é e para onde você vai.

O projeto empresarial consiste primeiro em saber o que é que você é, o que você direciona, quais são os seus produtos e serviços, qual o seu diferencial competitivo, quais são as suas marcas, as suas anti-marcas, como é que você se coloca no mercado, como você não se coloca. Então, é bem direcionado para esta linha aí, tá!?

O Projeto Empresarial, é a essência, é o início de tudo.

O segundo ponto é um complemento do Planejamento Empresarial, que é o Planejamento Estratégico. Neste caso,  a gente direciona a atenção para o negócio como um todo, podendo ser planejamento estratégico comercial, de pessoas ou de recursos humanos.

Mas, o que eu venho trazer hoje é sobre o planejamento stratégico na área de gestão como um todo. Iniciando com a primeira parte do projeto empresarial, complementando com a parte do planejamento estratégico, que vai avaliar o mercado, quem são seus concorrentes, parceiros, as oportunidades, as ameaças que existem, o que você tem de positivo, enfim, é tudo isso.

O planejamento estratégico complementa a primeira parte do projeto empresarial.

E o famoso Plano de Negócios que todo mundo fala: Eu já tenho um plano de negócios, já montei tudo isso e aí?

Bom, o plano de negócios é como se fosse o full, completo. Além de você avaliar as questões do mercado, também vai avaliar planos específicos como os orçamentários, custos fixos, a parte de planejamento de marketing, de comunicação e de divulgação. Ele é um plano mais completo!

Se você está iniciando, você pode começar com o plano full, que é o mais completo. Ou você pode iniciar com o se projeto empresarial. Avalie o seu planejamento estratégico e depois entre no plano de negócios. Até porque existe um tempo para cada plano desse acontecer.

Muitas vezes, um empreendedor ou empresário já está bem habituado a seu negócio, o conhece muito bem e nunca realizou nenhuma dessas ferramentas. Então, entre uma delas é bem aplicado, ou seja, o plano de negócios, o planejamento ou o projeto empresarial.

Depende muito do nível do qual o empresário está, com nível que o empreendedor está situado.

Então, compreendeu?

São 3  ferramentas: Projeto Empresarial, Planejamento Estratégico e Plano de Negócio.

Se você quiser saber mais como funciona cada plano desses aí, deixe um comentário aqui embaixo que a gente vai discutindo, a gente vai conversando.