Você é um prestador de serviço e já se deparou com vários tipos de cliente, certamente. Se você está querendo empreender na parte de prestação de serviço, hoje eu vou trazer para vocês quais tipos de clientes existem e como lidar com eles.

Geralmente o prestado de serviço gera negócios através de indicações de outros clientes, não é isso? Mas veja a imensidão de clientes que existem na sua vida…

Alguns são atrativos e outros nem tanto.

Mas, eu não vou falar apenas dos tipos de clientes, sobre o comportamento destes tipos de clientes e vise versa.

Acreditem, existem números tipos de relações entre prestadores de serviço e clientes. Hoje, eu vou destacar dois, tá?

Então, preste bem atenção. Daqueles que são bem enérgicos e daqueles que são mais tranquilos. Você leu bem: Eu vou falar de dois tipos de relações entre cliente e prestador de serviço: Os Avexados e os Sabe Tudo .

O cliente avexado é aquele que quer tudo na hora, parece que está fazendo comida instantânea… Coloca o ingrediente na panela e três minutinhos têm que tá pronto. E não é assim, tá?! Nesse mercado não há mágica.

Já o prestador de serviço AVEXADO,  demanda inúmeras situações para que o próprio cliente resolva em tempo hábil e muitas vezes isso não é uma realidade do cliente. É que ele não tá naquela rotina, naquela sintonia, naquele movimento e isso causa um grande problema.

Da mesma forma isso acontece com o cliente SABE TUDO. Porque ele vai querer opinar, pitacar em tudo na parte que o prestador de serviço está sendo contratado e isso gera um grande conflito.

Já o prestador de serviço SABE TUDO ele elimina qualquer sugestão que o cliente gostaria de dar. É o negócio dele…

Mas, é preciso ter um equilíbrio nisso aí. Quando não existe quando não tem equilíbrio. Existe o quê? CONFLITO

É importante lembrar que toda relação é uma via de mão dupla. Então, existe a parte que o prestador faz e existe a parte que o cliente faz.

Ter um equilíbrio nessas relações é parte fundamental para ter bons resultados.

Quando isso não acontece, é porque estão sendo estabelecidos acordos e acordos precisam ser bem estruturados na relação entre cliente e prestador de serviços, independente de ser avexado ou sabe tudo, principalmente na de ser transparente nas relações de trabalho.

É importante que o prestador de serviço entenda a real necessidade do cliente e o cliente também entenda o que o prestador de serviço está colocando.

Então, ter transparência nessas relações, ter um equilíbrio é parte fundamental para que o projeto que o cliente está contratando e o que o prestador de serviço está atuando aconteça.

Será que isso tudo que eu te passei faz sentido? Deixa teu comentário, eu quero muito pode trocar uma ideia com você.

Tchau, tchau pessoal!